5 Formas de Manter o Foco Durante a Quarentena

Se você está tendo dificuldade em encontrar foco agora, junte-se ao clube! Você não está sozinho.

Neste artigo, vou compartilhar com vocês os 5 principais fatores motivadores para mantê-lo focado no futuro.

Porque ter foco é ter uma visão.

Para ter uma visão, você precisa ter uma visão do que você está tentando alcançar.
É de admirar que você esteja tendo dificuldade em se concentrar quando a visão do futuro é desconhecida?

Estamos em tempos turbulentos. Um momento em que estamos sendo convidados a ficar em casa, a trabalhar em casa, a estudar em casa, a exercitar-se em casa, a comer em casa.

Estamos sendo expostos às dores das pessoas, suas frustrações, suas perdas e seus medos. Pode ou não ser em primeira mão, mas é inevitável — a menos que, claro, você possa viver sem internet, telefone, rádio ou TV, e ficará feliz em hibernar nos próximos meses.

Em algum momento, você vai se perguntar — qual é o ponto? Qual é o objetivo de manter a forma? Qual é o objetivo de comer saudável?

Qual é o objetivo de colocar minha maquiagem ou consertar meu cabelo? Qual é o objetivo de trabalhar tão duro?

A questão é que há um futuro! E você tem a capacidade de criar o futuro que deseja. Veja como:

Concentre-se no sentimento

sua visão

Nosso fator motivador é geralmente algo material. Criamos quadros de visão com casas, férias, carros e outras coisas que aspiramos ter, a fim de nos ajudar a manter motivados para alcançar um objetivo.

No momento, é difícil visualizar abundância ou uma carreira perfeita ou uma casa perfeita quando você não consegue entender como criá-la. Você pode estar sentindo uma perda do que visualizar agora ou se sentindo letárgico em geral.

Minha sugestão é não focar nos aspectos materiais das coisas, mas considerar a sensação que essa “coisa” lhe daria.

Como se sentiria ao ter o emprego perfeito? Como você se sentiria por ter dinheiro ilimitado? Como você se sentiria ao ser um autor de best-seller? Como você se sentiria se estivesse vivendo em sua casa de sonho?

Envolva-se nesse sentimento e carregue-o com você durante todo o dia. Na realidade, é o sentimento que estamos realmente buscando — seja essa liberdade, destemor, diversão ou qualquer outra coisa, então essa técnica o levará até lá ainda mais rápido.

Concentre-se em suas vitórias

concentre-se em suas vitórias

Quando chegares ao fim do teu dia, poderás refletir e pensar que não tinhas conseguido muito. Na realidade, isso não é provável que seja o caso, mas é uma percepção comum, em parte enfatizada pelo confinamento de estar em casa.

É possível que você não tenha sido tão produtivo. Você pode não ter sido capaz de fazer tanto trabalho como você normalmente faz devido às crianças ficando debaixo de seus pés, ou as distrações das mídias sociais, ou a necessidade de parar e cozinhar alimentos em vez de pedir comida para fora.

Quaisquer que sejam as distrações, é muito fácil ir para a cama pensando no que você não fez em vez do que fez.

A maneira mais poderosa de se motivar é reverter isso. Não importa o quão pequeno, há uma vitória lá em algum lugar, então provoque isso fora de você.

Desafio você a listar três vitórias no final de cada dia e ver como elas te fazem sorrir e te levam adiante à medida que os dias passam.

Você pode começar com algo pequeno, como a vitória ser 20 minutos de exercício, ou ter uma boa noite de sono, ou ter uma conversa telefônica construtiva. Cave fundo — e assim que você começar, os sucessos começarão a fluir.

Concentre-se na rotina

rotina

É muito fácil afastar-se dos seus padrões habituais, dada a sua mudança nas circunstâncias. Você pode ter parado de definir o despertador, não se incomodar com seus rituais matinais de exercício, suco, diário, meditação; não se incomode em se vestir, consertar seu cabelo, colocar sua maquiagem ou barbear (ou ambos).

Qualquer ou todos esses comportamentos afetarão sua capacidade de se concentrar e se automotivar.

Agora, mais do que nunca, quando o mundo como você conhece está em caos, é a hora de você criar ordem em seus arredores.

Levante-se ao mesmo tempo durante a semana. Vá para a cama em um momento razoável. Coma ao mesmo tempo que você teria se você não estivesse em casa. Se estiver a estudar em casa, cumpra o horário que os seus filhos têm na escola.

Exercício ao mesmo tempo que você pode ter ido normalmente ao ginásio. Fale com seus amigos ou explore as mídias sociais ao mesmo tempo que você faria antes — isso pode ser à noite depois do trabalho ou uma hora dedicada no dia.

É muito fácil perder uma rotina e gastar muito mais tempo em comportamentos improdutivos, em vez de produtivos que nos deixem sentir bem.

Crie um calendário familiar inteiro se isso ajudar e envolva os membros da sua família tanto em manter a ele quanto em responsabilizar-se uns aos outros. Deixe seus amigos e colegas saberem o que você está planejando para que eles também respeitem sua disponibilidade.

Concentre-se em ajudar

ajudar

Este é um momento em que podemos nos sentir impotentes, frustrados, restritos, presos, controlados, preocupados ou cheios ou medo de citar apenas algumas possibilidades. É um momento em que podemos estar refletindo sobre o valor que trazemos ao mundo.

Podemos estar vendo médicos e enfermeiras lutando para salvar a vida das pessoas enquanto ficamos em casa, e seria completamente compreensível se começássemos a questionar nosso próprio propósito.

Em primeiro lugar, todos nós temos um propósito e todos nós temos valor e presentes para oferecer, mesmo que possa ser desafiador envolver-se neles com a mesma paixão agora.

Uma estratégia para ajudá-lo a mudar para essa paixão é perguntar a si mesmo o que você pode fazer para ajudar?

Só é da natureza humana sentir-se bem com nós mesmos se estamos ajudando os outros, então como você pode ajudar? Pode estar ajudando a cuidar daqueles em sua casa ou ajudar seus vizinhos comprando mantimentos para eles.

Pode estar ajudando sua comunidade fazendo parte de um grupo de voluntariado. Pode estar ajudando seus parentes mais isolados, verificando eles ou preparando-os com tecnologia. Pode ser simplesmente reconhecer quem você é, o papel responsável que está desempenhando ficando em casa e como isso está ajudando tantos.

Quaisquer que sejam as especificidades, o foco em como você pode ajudar e como você pode servir ajudará você a se sentir melhor.

Concentre-se na gratidão

gratidão

É compreensível se, à primeira vista, você acha que não há muito pelo que agradecer agora. Você pode estar experimentando perda em um aspecto de sua saúde, liberdade, finanças, relacionamentos ou vida profissional. Dito isto, há sempre algo pelo que agradecer.

Pode ser o momento que você tem para iniciar um novo projeto, o tempo que você tem com seu parceiro ou família, ou o tempo que você tem para se exercitar. Pode ser o espaço que você tem para pensar sobre as coisas ou pode ser a riqueza de conexão com seus entes queridos. Estas são apenas algumas possibilidades para ajudar seus sucos criativos a começar a fluir.

Se você nunca praticou isso antes, nunca houve um momento melhor para começar do que agora! O sentimento de gratidão é altamente enérgico. Isso nos permite concentrar nossa atenção no bem que está ao nosso redor. Fazendo isso, ressoamos energicamente em uma frequência mais alta que, em seguida, atrai ainda mais do que queremos para nós.

Você pode querer começar com um diário de gratidão onde você lista tudo o que você é grato por cada dia e perceber como a lista aumenta quando você focar sua atenção nele. Você pode querer envolver amigos ou familiares e criar grupos virtuais onde você compartilhe sua gratidão.

Esta é uma ótima maneira de se envolver com os outros. Também lhe dá ideias para si mesmo. É muito mais poderoso do que ter alguém te dar um abraço e dizer “anime-se”. É o seu próprio abraço virtual e duradouro!

Concentrando-se em:

  • como você quer se sentir
  • quais são suas vitórias
  • criação de uma rotina
  • como você pode ajudar a si mesmo e aos outros, e
  • o que você tem que ser grato são todas as maneiras pelas quais você é capaz de mudar sua energia.

Os sentimentos de preocupação e frustração também são uma espécie de energia que se senta dentro de nós e ainda não nos serve de forma positiva.

Envolver-se em algumas ou todas estas cinco dicas irá ajudá-lo a elevar o seu nível de energia, aumentar a produtividade, sentir-se melhor, ajudar os outros a sentirem-se melhor e a capacitar-se. Isso, por sua vez, irá ajudá-lo a ser mais saudável, impulsionando seu sistema imunológico. Isso tem que ser um ganha-ganha!

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