O que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro divide suas tarefas em sessões mais curtas e focadas com pausas regulares. É um dos mais simples e fáceis de implementar hacks de produtividade.

A luta para se manter produtivo como freelancer, nômade digital ou funcionário é uma batalha interminável para todos nós. Há momentos em que é tão difícil fazer as coisas. Às vezes, sentimos que nosso cérebro não funciona mais.

De acordo com o neurocientista Dr. Gabija Toleikyte, esse sentimento é normal. Mudar constantemente de uma atividade para outra afeta a capacidade do cérebro de se concentrar. E isso tem um efeito adverso na nossa produtividade.

Várias técnicas foram desenvolvidas para nos ajudar a permanecer produtivos no trabalho. Uma das mais populares é a Técnica Pomodoro.

O que é a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980. “Pomodoro” é a palavra italiana para tomate. Por que o nome estranho? Francesco nomeou a técnica após o temporizador de cozinha em forma de tomate que ele usou como seu temporizador pessoal. Legal, hein?

Esta prática de gerenciamento de tempo ajuda os usuários a alcançar o foco máximo, permitindo que eles terminem uma tarefa ou concluam um projeto com menor fadiga mental em comparação com o trabalho por horas seguidas.

Pomodoro

A Técnica do Pomodoro divide uma tarefa em pequenos incrementos de 25 minutos. Após cada incremento, você faz uma pausa de 5 minutos. Então, depois de quatro incrementos ou Pomodoros, você faz uma pausa mais longa — geralmente 20-30 minutos.

Como você deve ter notado agora, esta técnica é construída em torno de pequenas rajadas de trabalho e pausas regulares para manter sua mente focada e fresca.

Como funciona a Técnica Pomodoro

A Pomodoro Technique é um dos métodos mais simples de gerenciamento de tempo e produtividade disponíveis. Tudo o que você precisa é de um temporizador!

E graças à tecnologia, agora existem aplicativos Pomodoro que você pode usar (mais sobre isso mais tarde). O núcleo desta técnica envolve apenas 5 passos simples:

Passo 1. Verifique sua agenda para o dia

O primeiro passo é saber quais são suas tarefas para o dia. Em termos de Pomodoros (sessões de 25 minutos), estime quanto tempo você precisa para completar uma determinada tarefa. Liste suas tarefas e certifique-se de que elas se encaixam confortavelmente no seu dia de trabalho.

Não se esqueça de considerar o intervalo de 5 minutos após cada Pomodoro e os intervalos mais longos de 20 a 30 minutos após 4 sessões!

Passo 2. Definir o temporizador

Antes de iniciar o temporizador, certifique-se de que tem tudo o que precisa para concluir a sua tarefa. Sinta-se livre para usar um temporizador tradicional ou um dos aplicativos que você verá neste artigo. Certifique-se de que está comprometido com a tarefa em questão. Lembre-se, você só tem 25 minutos para se concentrar nisso!

É melhor desligar o telefone, o e-mail, as redes sociais e até mesmo fechar a porta do escritório para minimizar as distrações. Se você está trabalhando com colegas, diga-lhes que você não quer ser incomodado.

Passo 3. Trabalhar na tarefa em mãos

Nunca multitarefa. Concentre-se toda a sua atenção na tarefa em mãos durante todos os 25 minutos. Não se deixe distrair com nada — mesmo aqueles momentos fora do azul da lâmpada em sua cabeça. Se eles aparecerem, anote esses pensamentos e reserve para mais tarde.

Eu terminei meu trabalho antes que o tempo acabe. O que devo fazer?

Se esse for o caso, use o tempo restante para tarefas curtas ou atividades de rotina. É uma boa ideia manter o controle sobre quantas sessões de 25 minutos você leva para concluir uma tarefa. Você pode usar essas informações para planejamento futuro ou para comparar seus níveis de produtividade.

Passo 4. Faça sempre uma pequena pausa

Mesmo que esteja na zona, faça uma pausa de 5 minutos assim que o temporizador disparar. As pausas são o momento perfeito para descansar e recarregar as baterias!

Você pode pensar que fazer uma pausa enquanto no fluxo é contraproducente. Não é. As pausas regulares restauram a sua energia e melhoram muito a sua produtividade. Energia é mais importante que o tempo.

Ao fazer uma pausa, afaste-se da sua mesa. Pegue um copo de água, faça uma curta caminhada ou faça exercício. Além disso, dê ao seu cérebro uma pausa também! Evite qualquer coisa que exija muita reflexão, como o seu projeto atual ou os prazos que você precisa superar.

Também é útil ficar longe de monitores eletrônicos durante a pausa. Resistir ao desejo de verificar seus e-mails ou mídias sociais. Isto vai impedi-lo de esticar os olhos.

Passo 5. Continue seu trabalho e faça uma pausa mais longa após 4 Pomodoros

Quando terminar o intervalo, volte para a sua secretária, reinicie o temporizador e continue a trabalhar na tarefa em questão. Depois de completar 4 sessões, faça uma pausa mais longa.

Sinta-se livre para fazer qualquer coisa, desde que isso o afaste da sua mesa. Vá almoçar, comer um lanche, ler um livro… qualquer coisa! Novamente, evite pensar no que estava fazendo antes e fique longe do telefone.

O Bom e o Mal da Técnica Pomodoro

Ela oferece vários benefícios. Ao dividir tarefas em sessões mais curtas e focadas, você faz com que projetos assustadores pareçam mais gerenciáveis e menos esmagadores. Além disso, o tempo limitado que você tem para trabalhar encoraja você a ficar longe de distrações, multitarefas e procrastinação.

Pausas regulares e curtas são boas para a sua saúde. Além de melhorar a produtividade e a concentração, ele também dá ao cérebro a chance de assimilar informações e “aprender”. Além disso, você experimenta menos fadiga mental.

Embora os benefícios sejam óbvios, a Técnica Pomodoro não é para todos. Alguns de vocês podem achar quebras curtas contraproducentes, especialmente quando estão na zona. Os desenvolvedores podem achar que um pomodoro de 50 minutos e uma pausa de 10 minutos é mais adequado ao seu estilo de trabalho.

A técnica também requer muito esforço para manter um dia de trabalho disciplinado, tornando-o menos ideal para aqueles que trabalham em um ambiente de ritmo acelerado.

Leave a Comment!